sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cultura skinhead, anti-racismo, anti-fascismo, música jamaicana e Oi!

Antes de mais nada, queria deixar bem claro que esse blogger esta sendo publicado para resgatar e apresentar a autenticidade do movimento,dissociando-o da escala neonazi e vinculando-o àquilo que tradicionalmente representou:a juventude operária britânica e de todo o mundo agora, tão desassistida quanto as marginalizadas comunidades de imigrantes de outras raças e nacionalidades. É preciso conscientizar o maior número de pessoas possível, para não se repitam as circustâncias propícias à volta do obscurantismo e do genocídio. É preciso também desarmar os espíritos, para que as pessoas possam encarar a vida pelo lado lúdico, escolhendo livremente seu estilo de comportamento e suas preferências musicais e esportivas. A razão desse blogger com texto publicado por eu e informações de sites e livros: Informar a quem se preocupa com as questões sociais pertinentes à músicas, e sobretudo informar aos próprios skins sobre suas raízes.


Esse blogger não é nada pessoal contra ninguem.Apenas uma forma de ajudar os interessados ou simpatizantes pela cena dê... informar tudo que é dado como importante, no sentido POSITIVO e NEGATIVO da cultura skinhead!

E SE VOCÊ NÃO GOSTAR...PANCIÊNCIA, REFLITA SUAS IDÉIAS!!


Lembrando...ANTI-RACISMO NÃO É O COMEÇO E FINAL DAS NOSSAS BATALHAS, LOGO DEPOIS DELE, VEM UM INTERVALOS E AÇÃO PARA OUTRAS BUSCAS, onde exista um convivio social onde impere a justica, a liberdade e a paz!Eu não quero mudar o mundo com esse blogger, porque eu sei que se trata de um meio "impossivel".

CADA UM FAZENDO SUA PARTE COMO PODE JA AJUDA BASTANTE, PENSE NISSO!

OS SKINHEADS TÊM UM AMPLO ESPECTRO DE OPINIÕES POLÍTICA, ESTILOS DE VESTIR E PREFÊNCIAS MUSICAIS.
█████████████████████████████████████████████


O SHARP ( sigla da organização ) SKINHEADS AGAINST RACIAL PREJUDICE: É uma organização anti-racista, fundada nos EUA no final dos anos 80. Tinha seu maior trunfo no fato de não ser um movimento político. Seu único objectivo é de informar a opinião pública sobre a verdadeira cultura skinhead.
O movimento SHARP foi criado em 1987 em Nova Iorque para combater os skinheads neo-nazis, o fascismo e os políticos da extrema-direita e a ideia negativa que se criou da cultura skinhead, bem como restaurar e preservar a sua cultura clássica. Estão presentes em todos os países onde existe atividade dos skinheads neo-nazis. A finais de 1993 como conseqüência de um incidente provocado por supostos membros da S.H.A.R.P., cria-se em Nova York o R.A.S.H. (Red & Anarchist Skin Heads) formada por skinheads anarquistas e comunistas, renunciando ao apoliticismo da S.H.A.R.P.

Roddy Moreno, vocalista da banda inglesa The Oppressed, conheceu a idéia ao visitar Nova Iorque em 1988 divulgando-a e incentivando a criação de secções na Europa.

||ENTREVISTA COM RODDY MORENO, VOCALISTA DA BANDA THE OPPRESSED.||

''Se você não é homem suficente para se levantar e defender suas raízes, talvez está na hora de deixar seu cabelo crescer e pendurar seus boots. Skinhead Times Forever!''



1 – Qual foi a motivação para tocar como The Oppressed?

Roddy: Primeiro foi por diversão, pois na época em Cardiff em festas para nosso público, pois não havia nada de política e nada de Nazis em nosso terrritório.

2- O que fez Oppressed na cena Skinhead no mundo inteiro? Qual o efeito?

Roddy: Primeiro era mostrar que deveriam combater o fascismo. Que derrotar o fascismo era algo bom. Os fascistas são um insulto para o Skinhead, derrota-los era o caminho do Skinhead.

3 – Porque tocar Oi! ?

Roddy: Nós somos Skinheads e o Oi! É perfeito para os outros. Musicalmente fácil de interpretar e é música para a classe trabalhadora. ‘’FODA-SE o disco, rap e música pop’’. Oi! É sobre a nossa vida.

Oi! = A WORKING CLASS PROTEST,NOTHING MORE,NOTHING LESS. (Protesto da classe trabalhadora, nada mais, nada meno).

4 – Inicialmente, quais as influências?

Roddy: Sham 69, Cockney Rejects, música para Bootboys de verdade.

5 – Qual música que caracteriza a banda?

Roddy: Temos Work Together. É nossa primeira canção sobre a união racial. Posso dizer também The A-F-A Song(A canção de Ação Antifascista). Outras como Joe Hawkins, Ultraviolence são músicas bacanas, agora, músicas como Fuck Fascism(foda o fascismo), e Sleeping With The Enemy( Dormindo com o inimigo), são canções que representam o que pensamos.

6 – O que pensa sobre dizer sobre, Skinhead politicamente incorreto?

Roddy: Skinhead é uma coisa diferente para gente diferente. Penso que é seguir fielmente o espírito de 69. As políticas são uma merda, é assim que os fascistas querem que pensamos, para trazer políticas racistas ao nosso movimento.

7 – O que mudou no Oppressed musicalmente durante estes anos?

Roddy: Seguimos sendo uma banda Oi! Básica, sabemos agora usar um estúdio. Agora temos Floyd na guitarra solo para dar um pouco mais de força ao nosso som.(Escute The A-F-A song).

8 – O que pensa sobre a nova cena Oi! E Skinhead pelo mundo?

Roddy: A cena mundial vai bem. Muitos Skinheads contra o racismo e os Boneheads estão morrendo. Mas temos que seguir lutando para manter fora esse lixo.

9 – Tens escutado novas bandas Oi!? Se sim, quais?


Roddy: Eu gosto de United Front(Escócia) e Runnin’Riot(Irlanda), mas realmente eu escuto Reggae e Soul dos anos 60.

10 – O que tem feito o Oppressed nos últimos anos?


Roddy: Nos últimos anos, não fizemos nada, mas agora estamos de volta para mais gigs e talvez gravar algo novo.

11 – O que pretendem para o futuro? Planjeam gravar algo novo?

Roddy: Agora estamos trabalhando e criando nossas famílias, mas continuaremos para fazer algo para nossos garotos.

12 – Algum dia irão vir a América Latina? O que pensam da cena colombiana e latina americana? Há algo que queiram dizer aos skins, punks e rudes da América Latina?

Roddy: Nos encantaria tocar na Colômbia, mas é um longo caminho desde Cardiff. Para os amigos da América do Sul, Stay SHARP and FUCK FASCISM! (Seja SHARP e foda o fascismo).

13 - O que podem falar sobre a canção Skinhead Times? Qual foi a influência?

Roddy: É sobre idiotas que estão com medo de assumir uma posição. Há muitos que se chamam de Skinheads e temem os fascistas e nada fazem. Nós dizemos, VÃO SE FODER SEUS COVARDES. Lutem como os outros ou vão para o inferno.

14 – Por último, algo que queira dizer?

Roddy: Finalmente digo, FODA O FASCISMO ANTES QUE ELE FODA VOCÊ. Não ignore as ameaças fascistas, esmague todas as formas como puder. Sendo orgulhoso, sendo forte e SER SHARP.

Skinheads Against Racial Prjudice(Skinheads contra o racismo) ... Tão simples como isso.

Retirado do Site www.theoppressed.co.uk

OS SKINHEADS TÊM UM AMPLO ESPECTRO DE OPINIÕES POLÍTICA, ESTILOS DE VESTIR E PREFÊNCIAS MUSICAIS.
Eu acredito que o racismo é apenas uma dentre outras causa que devemos defender.

█████████████████████████████████████████████

Manifestação do SHARP (Skins Contra o Preconceito Racial) e contra o capitalismo.

█████████████████████████████████████████████

Colocamos aqui certas perguntas que muitos devem fazer a si mesmo, tantos os que participam e que procuram se informar sobre a cultura skin e para os que não participam, que é o principal projeto desse blogger: Quebrar esse preconceito sobre o movimento skinhead e passar a informação para os que querem algo e não ser mais um arrogante julgando o que não sabe.


1.O que é o movimento skinhead?
Mais do que um movimento político, o skinhead é um movimento cultural fortemente baseado no estilo de vida e em valores tradicionais da classe trabalhadora, como a solidariedade classista, o apego ao futebol e à atmosfera dos bares, botecos e pubs. A essa cultura operária, misturam-se elementos da cultura negra, como o gosto musical pelo soul, pelo ska e pelo reggae. Sendo um movimento basicamente, mas não exclusivamente, juvenil, muitos skinhead também apreciam o punk rock, principalmente a chamada Oi! music (versão do punk rock mais cadenciada, mais “rueira”, com coros fortes e melodias simples, no estilo “unidos, venceremos”, como se fossem versões em punk rock de hinos de torcida de futebol). A maneira de se vestir skinhead também retoma o estilo clássico operário: botinas, suspensórios, boinas, jeans e cabelo curto.

2. O movimento skinhead é racista?
Não. O movimento skinhead é multi-racial (melhor seria dizer multi-étnico, já que nem a Biologia, nem a Antropologia aceitam mais a divisão da humanidade em raças, mas apenas em etnias). Hoje, existem skinheads brancos, negros, latino-americanos, judeus, orientais, árabes etc. Esse caráter de fusão racial (ou étnica) vem desde as origens do movimento, na década de 1960, na Inglaterra, sendo então resultado inicial da mistura entre a cultura juvenil operária branca e a cultura juvenil negra inglesa desse período.

3. Por que se ouve tanto falar do movimento skinhead como um movimento racista?
Porque nas décadas de 1970 e 1980, partes dos skinheads europeus abandonaram as origens multi-raciais do movimento e começaram a defender idéias racistas, além de se envolverem com partidos políticos que defendiam o nacionalismo extremado, o racismo e até o nazismo. Nesse período, o desemprego era alto e os partidos racistas, nacionalistas e nazistas culpavam os estrangeiros, alegando que eles “roubavam os empregos dos verdadeiros europeus”. Na verdade, o desemprego foi causado pelas reformas implantadas pelos governos direitistas europeus. Os imigrantes não tinham culpa alguma e também sofreram com a crise. Eles apenas foram usados como bodes-espiatórios. Uma parte dos skinheads, por medo do desemprego e por incapacidade política ou intelectual, aceitou a mentira dos partidos racistas, nacionalistas extremados e nazistas, tornando-se também racistas, nacionalistas extremados e nazistas. Em 1960 a maioria dos skins eram tradicionais, sem se envolverem com algum tipo de política. Com o passar do tempo, em 1984 o movimento skinhead já estava de tal modo politizado. Nada mais, nada menos as divergências políticas podiam servir de pretexto para o racha, mas o NF estava mesmo era mais que contente em ter aquelas bandas do WNR ( White Noise Records ) Gravadora para divulgar idéias neonazistas fundada por eles, enquanto elas davam lucro aos cofres do partido, fosse ou não nazistas. Com tantos movimentos políticos, em 1984 já estava um grande rolo entre os skins, Punks, direita ou esquerda. Os punks julgavam os skins das tretas que rolavam, e os skins falavam que não eram eles, mas sim os Punks Carecas. Apartir desses acontecimentos, explode as batalhas ideológicas. O movimento racista. A filosofia deles é que se você se orgulha de ser da raça branca, merece atenção e respeito. Desde que se declarem anticomunistas e fiquem em seu próprio país, até os latinos são vistos como aliados sem maior problema. National Front Os skins eram maior foco de recrutamento de militantes para o NF. Enquanto a mídia e outras políticas da sociedade criticavam os skins pelos seus atos de hooliganismo no futebol e outros passatempos. A Ala Jovem ( Yong National Front ) vangloriavam os atos dos skins como se fossem heróis, exemplos a serem seguidos. Ali estava um partido que não falava para você, mas sim de você, e não olhava você de cima para baixo, mas te tratava como se você fosse a elite da juventude britânica Logo após todas essas atitudes e partidos. Os skinheads logo foram visto pelo público como "soldados" do National Front. Por final os skins achavam que finalmente acharam alguém ou um partido que os apoiavam e lhe achavam guerreiros, mas na verdade o partido de extrema direita - NF apenas os usavam como recruta de uma grande manipulação, tomando o lugar do partido liberal. Pense um pouco!
Se todos odiassem você e seus amigos, só pelo seu estilo de comportamento e suas preferências musicais, etc. E vocês fossem por uma grande parte apenas garotos querendo se divertir e curti sua vida sem regras de opressão, vindo de uma família de classe operária e sem facilidades de estudos como hoje, e aparecesse partidos com um monte de proposta de trabalhos, te iludindo colocando um monte de coisas em sua mente, fazendo você acreditar que apartir dali vocês iriam ser alguém, e iam ser reconhecidos pelo mundo todo... O QUE VOCÊ FARIA?!
É como aconteceu. Os mais sábios com estudos e com algo na cabeça além de só diversão, negaram totalmente os partidos, deixando bem claro que ser SKINHEAD era só um estilo de vida e que não existia e nem metiam o tema RACISMO no meio deles, muitos abandonaram até mesmo a cena vendo que estava cada vez sendo mais diluída por propostas racistas, homofóbicas e xenófobas e mentirosas. Já muitos, com outros motivos e também pela opressão colocada pela sociedade caíram como se fossem patinhos nessa de PARTIDOS EXTREMA DIREITA, COMO FOI FEITO PELO NF, E ATÉ HOJE SOMO TAXANDOS COMO A ESCÓRIA ( WHITE POWER ) FDP!

MUITOS SIM SE RENDERAM AO NAZI-FASCISMO NO PASSADO E CONTINUAM ATÉ HOJE ESSA GRANDE ILUSÃO. APARTI DE ENTÃO NÃO SÃO CONSIDERADOS COMO SKINHEADS, MAS SIM ( WHITE POWER ) MAS A MAIORIA DOS SKINHEAD CONTINUAM A LUTA, E SOMOS LITERALMENTE ANTI-RACISMO!!! Eles usavam o termo para a sociedade. ‘O INSULTO É UMA GRANDE ARMA PARA OS INSULTADOS’ QUANTO MAIS NOS DIFAMAREM MAIS NOS APROXIMAREMOS UNS DOS OUTROS.

█████████████████████████████████████████████

O skinhead antes de tudo, uma tribo, ou seja, um segmento da juventude e da sociedade cuja característica básica é um gênero musical. Há gêneros efêmeros que duram tanto quanto a moda da estação (de rádio), e outros que acompanham toda uma geração. O skinhead é talvez o mais duradoudo, anterior ao hippy, ao havy metal, ao punk, ao funk, ao rap e ao próprio reggae, com o qual conviveu com sua origem. Só é caçula em relação ao rockbilly e, naturalmente ao blues. Confundir, ou tentar confundir o skinhead com alguns desdobramentos políticos ou policiais de natureza episódica ou cíclica, tais como atos de vandalismo, terrorismo ou racismo, é falsear a realidade histórica e atiçar a intolerância. Seria mesmo que tachar todos favelados de bandidos, todos policiais de assassino, todos militares de golpista, todos os empresários de sonegadores, todos os políticos de corruptos e todos governante de culpados, só porque tem alguns merecem os respectivos rótulo. Por esse caminho, não se salvaria ninguém. Generalização são sinônimo de desinformação e o adubo do preconceito. Skinhead autentico mantêm seu brio e sua tradição, baseada nos valores da classe operaria ou seja, visual durão, estóico e orgulhoso ( como cabelo raspado, a bota, a tatuagem), a paixão pelo esporte do povão (como o futebol e o boxe), e pela musica de rua, de gueto ou de garagem (como o reggae e o rock punk e Oi!).



O movimento skin mergiu, por tanto, do Mod enturmado na rua, do Boot Boy na arquibancada e do Rude Boy na pista de dança.
Devido ao sucesso da Inglaterra no mundial de futebol de 1966, muitos jovens começaram a ir aos estádios. Logo nasceram as torcidas e explodiu a violência entre elas. Nas aquibancadas viam-se cabeças raspadas brancas e negras juntas, pois os skinheads participaram do nascimento dos HOOLIGANS.




Chaos - 4-skins

Trouble east london Trouble in the street
On the street corners
Where the gang still meets
Talking about the weekend
What they're gonna do?
If you aint careful
They are gonna do you!



"Sob nossas pegadas
Todas as calçadas
viram o East-end
com o solado impresso
no pavimento de 69
nossa cultura resiste
ante à nebulosos modismos
na penumbra dos Casinos- club,
Backstreets e Dancehalls
sempre dispostos à um "quebra"
cabeças de camurça o esperam
para te botar para correr....
cerveja, reggae arcaico
e lambretas é o nosso lema!
Somos os skinheads
sua maior encrenca!"

█████████████████████████████████████████████

Um comentário:

Gustavo Dischaos disse...

Engraçado como vcs cultuam os musculos, um visual limpo, adoram icones de trabalho,força bruta e violencia e se dizem Antifa... Nao existe cultura skinhead, ela sempre se apropriou de outras culturas como se fossem do próprio skin.
O skin sempre foi nacionalista, não neguem suas raizes e não me venha com esse reformismo da história do skinhead
ANTI OI! ANTI-SKIN ANTIFACISTA