sábado, 28 de abril de 2012

Um pouco mais sobre a Cultura Skinhead

Árvore Genealógica


MOD - 1962 a 67
Na metade da década de 1960 o modernismo acabou trombando com o movimento do Flower Power e sofrendo com o impacto. A maioria aderiu a psicodelia, mas os modernistas mais tradicionais rejeitaram essa nova onda se tornando ainda mais durões.

RUDEBOY - 1960 - 70
Um cult importado da Jamaica que foi favorecido pelas jovens classes trabalhadoras. Foi amigo e aliado do MOD para o início dos SKINHEADS.

SKINHEADS - 1967 - 71
Mais uma contra-cultura do que uma cultura. Eles foram resultado direto dos MODS que odiavam os Hippies. Os primeiros skinheads eram ex-membros de gangues mods. Durante a explosão do reggae entre 1969 - 70, os skinheads roubaram vários elementos dos rudeboys.

SUEDEHEAD - 1970 - 73
Depois de alguns anos, alguns skinheads tornaram-se 'vigaristas', deixando o cabelo crescer alguns centímentros e o repartindo ao meio. Usavam as vestimentas também ao dia, ao invés de só as usarem à noite. Eram as mesmas crias, porém com mais estilo.


SMOOTHIE - 1971 - 74

Um ano depois dos suede, o cabelo ficou mais longo, as calças se alargaram nas barras no estilo dos anos 1970. Os ganchos mais importante do reggae, da cerveja e do futebol foram mantidos. As garotas eram chamadas SORTS.

BOOTBOY 1972 - 77
Era a versão urbana dos Suede/Smooth. Foi nas pequenas cidades que o movimento sobreviveu com dificuldade na década de 1970, levado a diante pelos BOOTBOYS.

REVIVAL SKINHEAD 1977 - 78
Com o nascimento do punk rock, o movimento skinhead revivalista começou. Eles são os pais dos skinheads modernos.

TRADITIONAL SKINHEAD 1978 - dias de hoje
Por mais que alguns tenham seguido o estilo das bandas como o Sham 69, alguns skins decidiram ressuscitar exatamente o que seus predecessores estavam fazendo na década de 1960. Estes eram os puristas, que se identificavam mais com o Two-Tone do que com o Punk Rock.

OI SKIN - 1980 - dias de hoje
Depois da queda da cena punk original, um novo estilo musical foi feito para os skins, e então o movimento OI nasceu. Contrariamente à opinião popular, o OI nada tem com o nazismo e o racismo.

REDSKINS 1978 (?) - dias de hoje
Por mais que tenham nobres intenções, se trata de um movimento político. E política nada tem a ver com o movimento skinhead.

NAZI SKIN 1978 - dias de hoje
No final da década de 1970 os políticos encontraram a juventude britânica. Infelizmente, skins menos inteligentes foram os recrutas perfeitos para políticas de ódio. A partir daí começa a pior parte da história dos skins.

AMERICAN TRADITIONAL SKIN - 1982 (?) - dias de hoje
Assim como os britânicos, os trad-skins norte americanos seguem os verdadeiros passos dos Skinheads.

AMERICAN PUNK SKIN - 1978 - dias de hoje
Ao mesmo tempo que são skinheads são punks carecas. Pelo menos não são nazistas. Eles são fãs de hard-core e podem ser encontrados em shows de punk rock.

AMERICAN NAZI SKIN - 1983 - dias de hoje
Como se pode ver, os nazistas carregam pouca ou nenhuma semelhança com os skinheads no sentido real da palavra. Geralmente, sabem nada ou muito pouco de seu passado e não passam de uns racistas carecas, metidos a fortão e caipiras.

Mais informações de todos essas "fases", acesse o site: http://skinheadculture.blogspot.com.br

█████████████████████████████████████████████

Queria agradecer essa galera aí! Mandaram muito bem no video, falando melhor sobre cultura skinhead & skinhed reggae.





█████████████████████████████████████████████

Rock Contra o Racismo - Rock Against Racism (RAR)

Rock Against Racism (RAR) foi criado em 1976 por Red Saunders (fotógrafo britânico), Huddle Roger e outros. Foi uma resposta a declarações racistas supostamente feitas por David Bowie e Eric Clapton em Londres.
Durante um show, Eric Clapton fez um “discurso” em apoio ao conservador Enoch Powell, dizendo para que os britânicos votassem em Powell, com a finalidade de evitar que a Grã-Bretanha se tornasse uma colônia negra. Em seguida ele gritou varias vezes o slogan do National Front, “Keep Britain White!”.
Nada mal para quem teve seu primeiro sucesso fazendo um cover de uma musica de Bob Marley.
Já David Bowie disse em entrevistas a NME (New Musical Express – Revista de música londrina) e á uma revista sueca, que a Grã-Bretanha estaria preparada para um líder fascista, e que o fascismo é o nacionalismo; também disse gostaria que uma frente de direita viesse para varrer as sujeiras dos pés britânicos, em outras palavras, ele se referiu a negros, e imigrantes.
Em 1978 a RAR organizou dois grandes festivais com auxilio da Liga Anti-Nazi (criada por trabalhadores em 1977); 80 mil pessoas andaram nove quilômetros para o show ao ar livre que contou com as bandas: Steel Pulse, The Clash, X-Ray Spex, The Ruts, Buzzcocks, Generation X e Sham 69.
No Carnaval do Norte, em Manchester, 25 mil pessoas participaram para ver as bandas Buzzcocks, Graham Parker, e Misty in Roots. Em 1979 houve um show em Londres com The Vapors, Crisis e Beggar.


LMHR - http://www.lovemusichateracism.com/
RAR - http://www.rockagainstracism.org/

Nenhum comentário: